Como escolher o saco de dormir ideal

O saco de dormir é um item essencial no enxoval do bebê e está se popularizando entre as mamães brasileiras, por esta razão, é importante escolher corretamente o saco de dormir que acompanhará o seu pequeno.

Segurança: quando falamos em saco de dormir, não podemos confundir com modelos acolchoados ou outros que podem inclusive serem perigosos para o sono do bebê. O modelo ideal para o sono possui um corte com alça que considera o corpo do bebê e deixa a cabeça livre e sem nenhum tecido que possa atrapalhar a respiração.

Os 3 primeiros modelos não são bons exemplos de saco de dormir para bebê pelos seus formatos. Eles podem representar perigo de hipertermia, sufocamento ou prende muito o bebê, dificultando virar a cabecinha para o lado ao regurgitar. Já o 4º saco de dormir tem o encaixe perfeito no bebê, deixando os movimentos livres e por ter alças impede que o rosto fique coberto.

Deixar o bebê dormir todo enroladinho não é indicado pelos pediatras, pois se o bebê regurgitar terá mais dificuldade para virar a cabecinha para o lado para não se engasgar. A maioria dos sacos de dormir deixam os bracinhos do bebê livres como se vestissem uma regata, já que assim ele poderá virar o corpo enquanto dorme. 

O tecido e o formato: os tecidos soft, microsoft ou fleece (espécie de soft) são os mesmos tecidos utilizados por fabricantes americanos ou de outros países desenvolvidos, e são os mais indicados para as madrugadas frias. 

O formato ideal do saco segura o bebê dentro da peça, como se fosse um cobertor de vestir, e isso garante que seu filho esteja sempre coberto. Por dentro dele, o bebê pode vestir um pijaminha, casaquinho ou apenas uma camisetinha de verão. 

Assim como em cobertores ou roupas de frio de bebê, recomenda-se a lavagem constante, visando manter o ambiente do sono sempre higienizado e limpinho.
Dica: tenha pelo menos dois sacos de dormir para a criança, para revezar o uso e poder manter a rotina de lavagens sem que isso afete o sono.

Abertura frontal: os zipers dos saquinhos fecham de cima para baixo, para não incomodarem o pescoço do bebê quando estão fechados e também para ser mais fácil de trocar a fralda noturna (se e quando necessário). Atente-se a esse detalhe no momento da compra!

Resumo: a recomendação em relação ao sono das crianças é dormir de barriga para cima e sem objetos no berço que podem atrapalhar a respiração, como cobertas e travesseiros, evitando assim a Síndrome da Morte Súbita do Lactente, conhecida popularmente como “morte do berço”, que ocorre quando algum objeto tampa o rosto do bebê e resulta em asfixia. Com o saco de dormir ideal isso não acontece, pois ele é projetado para permitir que o bebê seja coberto, ao mesmo tempo em que deixa o rosto livre para a respiração.

Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

Pipirica - CNPJ: 29.894.031/0001-15 © Todos os direitos reservados. 2020